domingo, abril 12, 2009

Agrocultura e o Amor

Somewhere in time - 1980

Em terra de machões, os homens maduros preferem as mocinhas, ainda mais que os outros. Tem-se aquela coisa de afirmação da virilidade em curva descendente, além das acentuações dos traços do agroman: essa é minha mulher, não é jovem e bonita? Ainda dou no coro. O resto, ou é gigolô, ou é casado, ou é gay. Bem vindos ao ceticismo de entrada e à preguiça amorosa das lobas. Com certa vergonha, elas ainda acreditam, secretamente, no amor. Apesar de tudo: dos casamentos desfeitos, das desilusões, dos cavalos que chegaram sem os príncipes. Ainda assistem Em Algum Lugar do Passado com seus lencinhos e preferem sonhar com amores de ontem, ou com os que virão quando as antenas estiverem mais ajustadas e eles as cobrirem de romantismo novelesco e aceitarem dormir em quartos separados. Elas mantêm-se solitárias, claro. Aut Caesar, aut nihil.

12 comentários:

persefone disse...

não existe nada melhor que sonhar...cada personagem com a fala desejada, a brisa soprando leve, o ângulo do olhar, a luz perfeita a enfatizar o clima de romance...
seria ideal viver isso na vida real e, às vezes, é até possível em flashes memoráveis. o que não se pode é desejar esta como a única forma de romantismo. tem horas que um "deixa que eu vou ao banco" é a mais sublime prova de amor.
que o desejo pela perfeição não nos desvie dos amores possíveis.
(estamos na terra, lembra, deusa?)

Anônimo disse...

E por que as novelas românticas fazem tanto sucesso? E por que o sucesso é ainda maior quando tudo parece impossível? Por que adiamos o nosso encontro de almas pra o último capítulo? Perguntas tolas, sem respostas, claro. Claro?! Claro que não. Amar é possível sim. Ufa,que alívio. Acreditar nisso me dá esperanças,me torna vivo,menos patético,mais carne,mais osso, mais alma.O amor é imutável,está aí para ser vivido,simplesmente.O ato de amar é que muda a medida que nos tornamos mais velhos,mais maduros,seletivos e tolos.O difícil é aceitar que o objeto do nosso amor tem vida própria,tem gostos e sentimentos. Pior ainda é tomar consciência de que aqueles que um dia amamos não é o espelho refletido daquilo que gostaríamos que eles tivessem sido em nossas vidas,nem o formato a que propusemos que tivessem em nossos corações.Acreditem,eles têm vida própria.Aceitar o outro e fazer com que caibam dentro das nossas expectativas é a nossa grande missão.Amar é muito bom,isso já deixei claro aqui.Já amei muito e isso vocês ainda não sabiam,mas não o suficiente pra toda uma vida.Quero continuar amando,não importa se com uma de 20 ou de 50,se gay,se rica ou se manca,apenas com alguém que caiba nos meus sonhos. Enfim, disso e pra isso eu vivo.
André Luiz.

Atena disse...

"deixa que eu vou ao supermercado", "deixa que dirijo", ou mesmo de silêncios tão oportunos...devem ser assim alguns possíveis ótimos. E a lista é individual, claro. Richard Collier (do filme) foi inconveniente, misterioso, intruso, mas foi mais que isso, foi um possível eterno.

De você André (que sempre me surpreende), acentuo duas frases(uma de ontem):
-Ainda não chegou o momento.
-Já amei muito, mas não o suficiente para toda uma vida.

Vocês são lindos, obrigada pelos comentários.

Heloisa

Lúcia disse...

Além de casados, gays ou gigolôs nossos bofes ainda podem, infelizmente, ser tudo isso misturado! hehehe !! OOOba !tem para todo gosto !!!
qual será a bola da vez?
Com sogra não, por favor!!! Ninguém merece!
Preguiça amorosa?? não sei.... tomo do meu próprio veneno e digo me olhando no espelho: é MEDO mesmo "do novo",de ERRAR "de novo", preciso CORRER do "sofrimento"...consequentemente, dou de cara também com minha COVARDIA e escolho, de novo, entrar no sarcófago em que eu mesma me meti !
Todo amor novo é uma vida...uma vida nova! Amor velho é que morte. Passou ! Quem vive de passado é museu!
Então....Próximo !!! a fila precisa andar !!! .. bjim

Anna disse...

Já li que cada um de nós costuma construir para si uma forminha, a qual, bem ou mal, especifica o tamanho do sonho que temos pra nós. Sendo mais clara, idealizamos alguém e essa atitude platonicamente insana nos põe cada vez mais longe de uma felicidade amorosa. Como já foi aqui citado, talvez amar seja mesmo bom e exija aceitação grande. Enfim, o que me resta é esperança para alcançar esse estágio super evoluído de respeito aos limites alheios.
O que deixo aqui é uma pequena e, perdão!, generalizadora classificação: musculos sem cérebro, nerds alienados, gays charmosos, casados indecentes e personagens de livro/filmes. Cara Heloísa, para nós,aquarianas, amantes da história, da solidão, filosofia, literatura e animais de casa, o que restou foi o sonho. E que a utopia nos faça feliz! E que, por favor, ninguém questione a definição dessa palavrinha utópica.Ou não.
Beijos, Anna.

Atena disse...

Lúcia, tem o medo, claro, o medo. Mas quando há medo há possibilidade, algo que nos mobiliza. Já é um sinal de vida, né?

E, Anna, eu tô contigo e não abro!Mas, você é linda e jovem demais. Tem que namorar muito, visse? Apaixonar-se e ficar de quatro, errar, acertar, ter amores para guardar e sonhar. Isso também vale para a Lúcia, ó xente. E os dois lá de cima são bem animados, como se pode ler...rsrs.

I'm retired.

Beijos e obrigada por virem aqui e lerem minhas besteiras.

persefone disse...

que besteiras maravilhosas, estas, que nos fazem pensar e questionar. suas besteiras são as besteiras que todos nós temos, mas nem sempre colocamos em voz, letra e música.
e retired???? ora-faça-me-o- favor...

donnedias disse...

Ah, a acidez da loba ao perceber que o principe não vai chegar no cavalo branco. É mais ou menos como vi numa peça: Ou você quer um amigo que te ouça e com quem você converse e te ajuda a fazer várias coisas e que é gay ou você arruma um caminhoneiro que te bate mas pelo menos te leva pra cama. KKKKKKK
Claro que não acredito nisso... Mas entendo perfeitamente o descontentamento que nos cerca. Sim. Tem muito homem. Poucos héteros, mínimos que são solteiros, algumas dezenas que estão disponíveis e pode-se contar nos dedos o que valem a pena... Então Atena...Vamos fazer alguma coisa. Tomar um sorvete talvez... Pelo menos enquanto o amor nao vem.

P.S: Posso levar meu companheiro?
(Estou brincando)

Atena disse...

Huahuahuahuahuahua....separe a casquinha de chocolate...

Perseu disse...

Entrei aqui um pouco atrasado, desde sábado que essas palavras ecoam na minha cabeça. Vi que a repercussão foi enorme, e ainda nem tivemos tempo de processar melhor essa idéia.
Heloísa, aqui algumas surpresas, o texto em si não é surpresa, pois mostra o seu desânimo em relação ao amor, só que agora resolveu achar mais um culpado pela escassez: o agrocultor! Você resolveu regionalizar. Heheheheeh
Surpresa boa foi o texto do André. Espero que te inspire!
Olha, aproveite o clima de amor e de sonhos de continuar amando e se permita! Que seja no cerrado ou na Espanha (olha o cara do Botox errado!!!)...
Outro que adorei foi o da Persefone: claro, sensato, esperançoso!!

Viva os amores possíveis!!!

Atena disse...

Perseu: tsc, tsc, tsc...

Atena disse...

Em tempo: com aquela luz perfeita e a fala desejada da Perséfone, ao som de Si Tu me Amas, o Carlos com aquela voz (suspiros)....se ele falasse que ia ao Banco eu batia nele.